Artrite e artrose: você sabe a diferença?

artrite3

Tanto a artrite quanto a artrose são doenças articulares de causas distintas, porém MUITAS VEZES CONFUNDIDAS.

ARTRITE é uma inflamação articular que pode ou não causar degeneração da cartilagem articular, e ocorre independente da idade.

Nesse quadro temos alguns sinais como: inchaço, vermelhidão, calor local e perda de função do segmento do corpo afetado.

Doenças que podem causar artrite, entre outras:

• Psoríase
  • Artrite Reumatóide
  • Lúpus
  • Febre Reumática

ARTROSE é um processo de degeneração articular progressivo que está ligado, na maioria das vezes, ao processo de envelhecimento e é ocasionada por uma destruição da cartilagem que envolve as articulações, o que acaba gerando incapacidade em alguns casos, pois o movimento articular chega a ser bastante doloroso.

Entre as causas que temos, além do fator envelhecimento, encontramos o diabetes, problemas  de tireóide, obesidade e fatores genéticos.

Ambas possuem tratamento medicamentoso e não medicamentoso (fisioterapia) que proporcionam ao paciente uma melhor qualidade de vida visando a diminuição do quadro de dor, melhora na execução das atividades de vida diária (AVD´S).

Elisângela Gomes – Fisioterapeuta Equipe Vitalità – Crefito: 3/182573-F