
Indústrias
A saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria são desafios de importância fundamental para a competitividade, produtividade e sustentabilidade das empresas.
O uso intensivo de novas tecnologias e a maior competição entre as empresas exigem que os profissionais tenham o máximo desempenho no trabalho. Porém, muitas empresas esquecem que uma força de trabalho saudável e motivada é fator que faz toda a diferença numa organização, pois estes trabalhadores produzem mais, faltam menos ao trabalho, sofrem menos acidentes e têm menos doenças graves. Um indivíduo precisa ter bem-estar para realizar suas tarefas, contribuir com o grupo e com os negócios.
Estudos internacionais que analisam o absenteísmo (faltas ao trabalho), o presenteísmo (estar presente no trabalho, mas não ser produtivo), custos com assistência médica, acidentes no trabalho e aposentadorias precoces por problemas ocupacionais mostram que as intervenções no ambiente de trabalho são eficazes e melhoram todos esses indicadores. Os fatores de risco para doenças crônicas, como obesidade, sedentarismo, tabagismo, maus hábitos alimentares e estresse têm uma relação direta com a produtividade.
Recente pesquisa do SESI analisou o estilo de vida e hábitos de lazer dos trabalhadores das indústrias brasileiras. Este levantamento envolveu 2.775 empresas e 47.886 trabalhadores. A análise mostrou um consumo elevado do álcool (33%), a falta de atividade física no lazer (45,4%), o excesso de peso corporal (40,5%) e a falta de consumo adequado de frutas e hortaliças (60%). As pessoas estão trabalhando cada vez mais e a maioria dos trabalhadores relata ter algum nível de estresse, o que leva ao aumento no número de acidentes, ao adoecimento e à perda da produtividade. O estresse também pode afetar seriamente a produtividade das pessoas nas empresas. Estes resultados corroboram que abordar questões relacionadas ao estilo de vida é estratégico para o setor produtivo, para manter a produtividade e a saúde dos trabalhadores e preservar a competitividade no cenário internacional.
Além disso, no Brasil, há o impacto tributário e previdenciário decorrente da cobrança do RAT (riscos ambientais do trabalho) aplicando alíquotas sobre a folha de pagamento das empresas que podem sofrer acréscimos de até 100% (FAT- fator acidentário de prevenção) de acordo com o número de afastamentos por licença médica. Neste contexto, é fundamental a correta gestão do absenteísmo na empresa buscando ações preventivas e corretivas e, com isso, evitar novos aumentos nos custos em recursos humanos.
FONTE: SITE FIESP POR ALBERTO OGATA
Serviços
Oferecemos para o para o setor industrial um suporte de atendimento ambulatorial, buscando minimizar os riscos de acidentes com pronto atendimento no local de trabalho, absenteísmos e presenteismo.
Contamos com uma equipe muldiciplinar de acordo com a necessidade da indústria.
– Medicina
– Enfermagem
– Remoção
– Fisioterapia
– Terapia ocupacional
– Psicologia
– Fonoaudiologia
Sobre uma cadeira especialmente projetada para promover o equilíbrio físico, mental e energético, esta MASSAGEM RÁPIDA oferecida pela Vitalità, dura aproximadamente 15 minutos e dentre seus benefícios estão:
– Redução da sensação de stress
– Alivio da tensão muscular
– Ativação da circulação do sangue
– Melhora na qualidade respiratória
– Aumento da disposição geral
– Aumento da concentração e produtividade.