(11) 2308-2982 / 2308-2983
R. Vinte e Oito de Setembro, 733 - Vl. Dom Pedro I - São Paulo/SP - CEP 04267-000 (600m do metrô Alto Ipiranga)

Nossas Especialidades

FISIOTERAPIA

Adultos | Crianças | Idosos.

É o conjunto de tratamentos e técnicas fisioterapêuticas usado para a recuperação de pacientes afetados por doenças neurológicas, ou seja, aquelas originadas no sistema nervoso. Alguns exemplos:

Doença de Parkinson | Esclerose múltipla | Hidrocefalia | Paralisia cerebral | Derrame cerebral | Traumatismo cranioencefálico.

VOCÊ SABIA QUE…
…nas mãos do Fisioterapeuta Neurológico está muitas vezes a reinserção da pessoa em uma vida normal, dentro das possibilidades de cada caso?

METAS que o nosso Fisioterapeuta Neurológico, junto com o Cliente, devem trabalhar para atingir:

– Aumentar a amplitude dos movimentos
– Normalizar a postura
– Aperfeiçoar as habilidades cognitivas e a memória
– Estimular atividades da vida diária
– Promover a reintegração na sociedade
– Prevenir o surgimento de novas doenças
– Melhorar a força muscular, a coordenação motora e o equilíbrio

Adultos | Crianças | Idosos.

Indicada para clientes com fraturas, traumas ou luxações. Neste caso, o tratamento prescrito pelo fisioterapeuta tem o objetivo de aliviar a dor e recuperar os movimentos do cliente.

Trata disfunções da coluna vertebral, postura, doenças dos membros superiores e inferiores, doenças inflamatórias e reumáticas e amputações.

Adultos | Crianças | Idosos (principalmente)

O profissional atua na avaliação, diagnóstico funcional e tratamento de pacientes com queixas de vertigem e desequilíbrio. Através de manobras e exercícios terapêuticos pode-se reduzir e até mesmo eliminar os sintomas de tontura e desequilíbrio associados a uma disfunção vestibular.

“A vertigem pode ocorrer em todas as faixas etárias, porém estudos mostram que sua presença aumenta com a idade.” – Dr. André Luis dos Santos Silva

Adultos | Crianças | Idosos

Consiste em um método fisioterapêutico cuja finalidade é corrigir problemas de postura através de técnicas específicas de alongamento do tecido muscular. A sigla RPG significa Reeducação Postural Global.

Através da RPG, o Cliente beneficia ainda o fortalecimento do tônus postural, da eliminação de tensões acumuladas por problemas emocionais, do alívio de problemas pulmonares, entre outros.

TERAPIA OCUPACIONAL

Adulto | Infantil | Idoso

Indicada para pessoas que sofreram uma lesão no Sistema Nervoso Central ou Periférico e que apresentam distúrbios em diversos sistemas que compõe o corpo humano, o que muitas vezes prejudica o seu desempenho ocupacional. (dia- a-dia).

Indicações:
Acidente Vascular Cerebral (AVC) | Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE) | Lesão Medular (LM) | Parkinson | Esclerose Múltipla | Paralisia Cerebral (PC) | Outras doenças que acometam o SNC ou Periférico.

A Terapia Ocupacional Neurológica é fundamental na reabilitação, uma vez que visa resgatar o papel do indivíduo dentro da sociedade, bem como promover o máximo de independência e autonomia nas atividades de vida diária (AVD’s).

O tratamento é baseado em diversas abordagens de reabilitação motora, cognitiva, prescrição de equipamento e/ou adaptação ambiental, ortóteses para os membros superiores e treino das AVD’s conforme as necessidades e interesses de cada paciente.

O mesmo enfoque é mantido na população pediátrica. A Terapia Ocupacional Infantil, procura ensinar a criança a realizar as atividades básicas que compõem o seu dia-a-dia: alimentação, higiene pessoal e o vestir/despir são algumas dessas atividades.

Adulto | Infantil | Idoso

As intervenções do Terapeuta Ocupacional dedicado à terapia ortopédica e tratamento de traumas (lesões físicas) não se limita apenas em melhorar funções e estruturas do corpo, como por exemplo o fortalecimento muscular e a redução de dor. Ele visa também a capacidade do cliente em retornar a desempenhar as tarefas cotidianas que foram prejudicadas, além de envolver o sujeito na participação social.

PSICOLOGIA

Tem a finalidade de melhorar a qualidade de vida da criança, proporcionando uma infância feliz e saudável. A psicoterapia ajuda a identificar os seus medos, receios e insatisfações, através de um trabalho com as dificuldades pessoais dos pequenos.

Para entender e identificar os problemas das crianças, os psicólogos/psicoterapeutas adotam alternativas lúdicas, como brincadeiras, desenhos e jogos. As atividades desenvolvidas são baseadas na idade. Esta metodologia possibilita conhecer mais profundamente a criança, incluindo suas aflições, comportamentos e sentimentos. Como já dito, a participação dos pais neste processo é essencial, pois somente assim eles terão conhecimento sobre as adversidades do filho.

BENEFÍCIOS:
A superação dos sentimentos e sensações que incomodam a criança. O tratamento resolve os conflitos internos e externos que provocavam uma perturbação emocional ou física, promovendo assim o alívio dos sintomas, além de ajudar no desenvolvimento dos pequenos e também dos jovens. A psicoterapia infantil ajuda a criança a se redescobrir, orientando-a trilhar um caminho próprio e independente, sem importar com julgamentos ou rótulos.

ESPECIALISTAS EM:
– Psicoterapia Adulto
– Coaching e Orientação Vocacional
– Psicologia para Casais
– Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica

Infantil.

Geralmente indicado pela escola, este trabalho é desenvolvido pelo Psicopedagogo, onde o profissional desenvolve tarefas que englobam tanto aspectos psicológicos quanto aspectos pedagógicos, ressalvando que não se assemelha a um tratamento psicológico, pois este deverá sempre ser realizado por um psicólogo.

O trabalho psicopedagógico constitui uma série de atividades para trabalhar habilidades de raciocínio, geralmente voltados para as Dificuldades de Aprendizagem especificas do cliente que está em tratamento. Algumas vezes essas atividades podem estar voltadas para a concentração, memória, compreensão de textos e leituras, raciocínio lógico ou abstrato, calculos, escrita, organização espaço-temporal, coordenação motora, entre outras.

Psicopedagogo vai além das lições de casa, é algo mais profundo e dinâmico.

Geralmente quando o trabalho psicopedagógico está sendo focado no sujeito que não aprende, é indicado que tanto a família quanto a escola sejam orientadas para dar suporte ao trabalho.

NUTRIÇÃO

A nutrição é o estudo dos alimentos e seus efeitos tanto químicos, como sensoriais e metabólicos.
Com o acompanhamento nutricional, é possível adequar de maneira individualizada a prescrição dos alimentos, tanto em porções, quanto nas mais diversas combinações entre eles, buscando atender a uma demanda nutricional única de cada paciente, com qualidade alimentar, buscando o bem-estar e também e prevenção de déficit ou excesso de nutrientes, frequentes causas de doenças crônicas não transmissíveis.

A nutrição esportiva é uma ciência ainda mais exata para atletas, tanto profissionais ou amadores, onde o cálculo de nutrientes se torna indispensável para que possam atingir seus objetivos:
] – maior performance,
– ganho de massa muscular,
– perda de gordura ou similares.
Mesmo o esporte realizado muda as necessidades de cada nutriente, tornando então essa ciência ainda mais individualizada.

MASSOTERAPIA

A Massagem Relaxante, por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como Massoterapia.

É a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações, para estimular a circulação sanguínea, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo para:
– aliviar traumas físicos,
– aliviar estresse psicológico,
– controlar a dor,
– melhorar a circulação,
– aliviar a tensão nervosa.

Drenagem linfática é uma técnica de terapia corporal, que auxilia, otimiza e facilita a circulação da linfa e a expulsão desta, junto com microorganismos e substâncias não necessárias ao corpo.

A drenagem linfática traz inúmeros BENEFÍCIOS a pessoas que portam diversas doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, e também:
– Desintoxica o organismo.
– Elimina líquidos acumulados no organismo.
– Ativa o sistema imunológico.
– Atua como analgésico.
– Alivia hematomas e inchaços após cirurgias plásticas.
– Auxilia no tratamento da celulite.

A Reflexologia auxilia nos casos de:

– Insônia
– Dores de cabeça
– Intestino preso
– Irritabilidade
– Estimula o sistema linfático e circulatório
– Promove a remoção de toxinas
– Dentre outros benefícios.

E tem a duração de 30 minutos.

A Reflexologia é um método terapêutico holístico conhecido, originalmente, como terapia por zona de reflexos.

Consiste em pressionar e massagear os pontos dos reflexos nos pés e nas mãos. A reflexologia ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo, permeando todas as células e tecidos. Esta energia estando bloqueada a parte do corpo correspondente ao bloqueio é afetada. Os bloqueios de energia no corpo humano refletem numa ou mais zonas localizadas nos pés e nas mãos. Utilizando técnicas específicas de pressão, estes bloqueios podem ser detectados através da sensação de dor ou da presença de áreas granulosas, também frequentemente conhecidas como depósitos de cristais. Estes depósitos aparecem nas partes dos pés ou das mãos que correspondem a parte do corpo que se encontra em desequilíbrio.

As técnicas tem a finalidade de dissipar os bloqueios de energia e quebrar as estruturas cristalinas.

Shiatsu é uma palavra de origem japonesa – pressão (“atsu”) com os dedos (“shi”).

O Shiatsu é uma terapia origináriada da medicina oriental e cuja finalidade principal é restabelecer o equilíbrio do corpo, proporcionando saúde e bem-estar. A prática dessa terapia se fundamenta na pressão, com as mãos e dedos, nos pontos vitais do corpo, ativando a energia interna do corpo.

Benefícios Shiatsu:
– Aliviar as tensões musculares;
– Melhorar a postura;
– Aumentar a circulação;
– Reequilibrar o fluxo energético;
– Facilitar a retirada de toxinas, proporcionando uma sensação de relaxamento, bem-estar, maior disposição e vitalidade.

Diferente de uma massagem para relaxamento, a MASSAGEM DESPORTIVA é uma ótima ferramenta para preparar e recuperar a musculatura para quem pratica exercícios físicos.

Se você já sentiu dores após um treino, uma corrida, uma competição, saiba que a massagem desportiva é a técnica mais indicada para sua preparação e alívio de dores, pois ela melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas existentes na musculatura.

Esta técnica é indicada tanto para amadores e profissionais e pode ser feita na pré e pós-competição.
Esta massagem age nas dores do atleta, mas é indicada não só quando se tem lesão mas, principalmente, PARA PREVENÇÃO DE LESÕES.

A massagem desportiva pode ser feita nos dias do treinamento ou em dias intercalados.
Após competição serve para relaxar a musculatura que foi sobrecarregada devido às competições.

VITMASSAGE é a Quick Massage da Vitalità.
É uma massagem dinâmica, rápida e eficiente, que utiliza diversos recursos das massagens orientais, atuando diretamente sobre os pontos de tensão.

Benefícios VITMASSAGE:
– Alívio de Tensões
– Relaxamento Muscular
– Combate o estresse (com alívio imediato)
– Sensação de Bem Estar
– Satisfação Imediata

PARA EMPRESAS, além dos benefícios acima:
– Aumento no Rendimento
– Cliente Interno Feliz Produz Melhor

PARA FEIRAS E EVENTOS, além dos benefícios acima:
– Proporciona EXPERIÊNCIA DE RELAXAMENTO E BEM ESTAR AO PÚBLICO DO SEU EVENTO

É realizada em cadeira especialmente projetada para estes fins e dura, aproximadamente 15 minutos.

Reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a massagem Ayurvédica é utilizada por quase toda população da Índia e está sendo amplamente divulgada no mundo.

Surgida na cultura dos Vedas (antiga etnia indiana), a Massagem Ayurvédica não é apenas uma das mais antigas e sim uma das mais completas técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico e psíquico. Trata-se de uma massagem profundamente relaxante, atuando no campo físico e energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal. Tem como objetivo restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional.

Realizada com Óleos especiais, a Massagem Ayurvédica age nos sistemas:
– linfático (desintoxicando o organismo),
– circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular),
– energético (reequilibrando o chakra e atuando nos sete corpos – desfazendo bloqueios emocionais).
Dessa forma contribuindo na cura das principais doenças.

Alegadamente fortalece o sistema imunológico aumentando a quantidade de glóbulos brancos e desintoxica o organismo, mas não existem evidências.

É indicada como um dos tratamentos para quase todas as doenças, principalmente: dependência química, alergias, estresse, estafa, fadiga, depressão, fibromialgia, bloqueios emocionais, PROBLEMAS MUSCULARES E DE COLUNA, lembrando que na Ayurveda não se trata a enfermidade, mas sim o indivíduo.

Benefícios proporcionados pelo tratamento com a massagem ayurvédica:
– Rejuvenescimento (melhora na pele),
– realinhamento das estruturas óssea e muscular,
– aumento da autoconsciência,
– fortalecimento do sistema imunológico,
– aceleração da circulação linfática e consequente desintoxicação do organismo,
– eliminação de bloqueios,
– prevenção de doenças,
– aumento de flexibilidade,
– reequilíbrio dos chakras,
– atuação nos sete corpos sutis,
– maior mobilidade das articulações.

FONOAUDIOLOGIA

Infantil e Adulto
Promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

Especialidades da Fonoaudiologia que a Clínica Vitalità atende:
Audiologia: Por meio da audição é que se adquire, normalmente, a comunicação oral. Doenças na gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposição a ruídos intensos e outros podem causar alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo.

Linguagem: É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.

Motricidade: Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.

Gerontologia: Dentre as funções do Fonoaudiólogo Especialista em Gerontologia estão as de realizar promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à audição, ao equilíbrio, à fala, à linguagem, à deglutição, à motricidade orofacial e à voz nessa população.

Fonoaudiologia Neurofuncional: O Fonoaudiólogo Especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional realiza avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológicos de pessoas em diferentes ciclos de vida com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico.

Fluência: Identificar as tipologias das disfluências típicas e atípicas para o diagnóstico e intervenção precoce dos transtornos da fluência; Orientar as famílias e as equipes de saúde e educação sobre a identificação de transtornos da fluência; Gerenciar programas de reabilitação dos transtornos da fluência; Atuar como perito ou como auditor em situações nas quais esteja em questão o processo de fluência normal ou alterada.

Infantil
Fonoaudiologia Educacional: Atuação em situações que contribuam para a promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz e que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.

Terapia Fonoaudióloga MÉTODO ABA:
A análise do comportamento aplicada, ou ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês) é uma abordagem da psicologia que é usada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com AUTISMO. As técnicas de modificação comportamental têm se mostrado bastante eficazes no tratamento, principalmente em casos mais graves de autismo.

A intervenção precoce e continuada do fonoaudiólogo nos Distúrbios do Desenvolvimento, é fundamental para que o quadro clínico apresentado pelos indivíduos portadores do Transtorno Autista evolua satisfatoriamente, no que tange à sua comunicação geral, e em especial, para o desenvolvimento de sua linguagem receptiva e expressiva, oral, gestual e escrita, capacitando–o para compreender, realizar demandas e agir sobre o ambiente que cerca.

mbora nenhum tratamento seja efetivo em normalizar a fala, os melhores resultados são conseguidos com o início da terapia na idade pré-escolar e que envolve a família junto com os profissionais. O mérito é conseguir que a criança utilize a comunicação funcional, ou seja, que a criança se faça entendida. Para uns a comunicação verbal é possível e alcançável. Para outros, a comunicação por gestos ou por utilização de símbolos ou figuras já é de grande valia. Avaliações periódicas devem ser feitas para encontrar as melhores abordagens e reestabelecer as metas de cada criança.

QUIROPRAXIA

O tratamento com quiropraxia identifica problemas na coluna vertebral e alivia os problemas corrigindo os desvios. Ele alivia até a dor de cabeça.

O quiropraxista usa as mãos para remover interferências que desajustam a coluna vertebral.

A quiropraxia também atua de forma preventiva.

Uma única sessão pode trazer grandes resultados.

OBS: Qualquer pessoa pode se tratar com a quiropraxia. O que muda é a técnica que será determinada pelo quiropraxista para cada paciente.

ACUPUNTURA

É uma terapia que estimula o próprio organismo a melhorar seu funcionamento e o leva ao equilíbrio (homeostase) através de aplicação de agulhas em pontos específicos no corpo (meridianos).

Os estímulos praticados na Acupuntura são capazes de liberar substâncias que alteram o sistema nervoso e promovem o equilíbrio para todo o corpo.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Acupuntura serve como complemento para tratamentos da medicina tradicional e inclusive, lista mais de 40 doenças em que há ótimos resultados com a utilização desta técnica, das quais podemos destacar:

Recuperação de AVC
Depressão
Cólicas
Enxaqueca
Gastrite
Artrite
Sinusite
Problemas intestinais
TPM
Rinite
Alergias
Auxilia no emagrecimento
Dores nas costas
Insônia
Dores musculares
Fibromialgia