(11) 2308-2982 / 2308-2983
R. Vinte e Oito de Setembro, 733 - Vl. Dom Pedro I - São Paulo/SP - CEP 04267-000 (600m do metrô Alto Ipiranga)

Blog da Clínica Vitalità

Clínica de Reabilitação Integrada

Quiropraxia: o que é e para que serve? É perigoso?

Quiropraxia é perigoso? O processo é doloroso? Funciona apenas para a coluna? Tire essas e outras dúvidas no nosso artigo sobre o assunto!

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral.

Há uma ênfase em técnicas de correção, o ajuste articular, com um enfoque particular nas subluxações vertebrais.

O que é Subluxação Vertebral?

É um desalinhamento mínimo das articulações vertebrais que provoca um conjunto de alterações, sendo a principal, a interferência na transmissão de impulsos nervosos.

Quais os principais sinais da Subluxação Vertebral?

Alterações posturais, disfunções no movimento articular, compressão e irritação dos nervos, desgaste e degeneração articular, dor, inflamação e alterações musculares como espasmo, tensão, nódulos ou encurtamento.

Quem deve procurar um Quiropraxista?

Todas as pessoas de todas as idades. O quiropraxista realiza um exame para detectar subluxações vertebrais, que muitas vezes não apresentam sintomas. A sua correção é feita com segurança, seja o paciente recém-nascido ou idoso, através do ajuste específico.

Quando alguém apresenta dor de coluna deve consultar, além do médico, também o quiropraxista.

O ajuste é doloroso?

Não. O ajuste em si não causa dor, contudo o quiropraxista deve estar atento a qualquer processo inflamatório ou outro processo doloroso e utilizar a técnica que seja mais apropriada, evitando a dor durante o procedimento.

Porque as crianças devem ser ajustadas?

Porque criança também tem subluxação vertebral. Um estudo realizado na Alemanha (Gutmann 1987) identificou a presença de subluxação (desalinhamento) da primeira vértebra do pescoço em 80% das crianças recém-nascidas.

Este mesmo estudo detectou que estas crianças apresentavam 20% a mais de doenças respiratórias até a subluxação ser corrigida, em comparação às outras crianças sem subluxação.

Outro estudo feito com 400 crianças, 200 com acompanhamento quiroprático e 200 sem o mesmo, mostrou que no grupo sem acompanhamento 71% das crianças apresentou infecções de ouvido; enquanto que no grupo com acompanhamento quiroprático apenas 29% foi acometido.

Como funciona o tratamento?

O quiropraxista após examinar o paciente e confirmar que o tratamento pode ser realizado com segurança, realiza ajustes específicos para colocar as vértebras desalinhadas em seu lugar de origem.

Com isso a articulação movimenta melhor, desinflama; os músculos relaxam e a estrutura neuro-musculo-esquelética se estabiliza.

O ajuste, na grande maioria dos casos, é indolor.

A Quiropraxia só resolve problemas de coluna?

Não. Os nervos são responsáveis pelo controle de todo o corpo humano. A quiropraxia permite que os nervos fiquem livres de interferência.

A conseqüência disso pode ser bastante diversificada, ajudando o corpo em condições como asma, distonia muscular, problemas intestinais, e até doenças infecciosas.

O sistema nervoso sem interferência tem melhor controle sobre todos os demais sistemas do corpo, que por sua vez vão desempenhar melhor suas funções.

Porque às vezes o ajuste provoca estalos?

O estalo ou cavitação é uma reação normal da articulação.

Existe um líquido dentro da maioria das articulações do corpo. Este líquido, ao ser processado, forma pequenas bolhas de gás. O ajuste provoca o aumento da pressão interna da cápsula articular. Isto faz com que as bolhas estourem emitindo um ruído como um estalo.

O estalo não é um critério para determinar se o ajuste foi realizado ou não.

A Quiropraxia só corrige articulações da coluna?

Não. Quiropraxistas são treinados para ajustar quase todas as articulações do corpo.

O desalinhamento dos ossos do corpo afeta o movimento normal das articulações, podendo provocar dor e desgaste (artrose), além de reduzir o desempenho locomotor.

É preciso consultar um médico antes de ir ao Quiropraxista?

O quiropraxista, pela sua formação, é um profissional de atendimento primário, o que significa que ele está capacitado para examinar o paciente e detectar seus problemas de saúde, contudo ele tem a responsabilidade de encaminhar o paciente a um profissional da área médica, caso o paciente apresente problemas fora do seu escopo profissional.

 

Clínica Vitalità – Levando a Vida com Qualidade!

Conheça os nossos Serviços e Especialidades e saiba como podemos ajudar você:

Acesse http://www.clinicavitalita.com.br/nossas-especialidades/

Share with friends   
Luiz Gustavo Zanelato Pantaleão

Written by

Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Ortopédica, Quiropraxista e Acupunturista; faz parte da equipe do Grupo de Dor da Faculdade de Medicina da USP. CREFITO: 3/ 21.310-F

Comments 0

Deixe uma resposta