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Blog da Clínica Vitalità

Clínica de Reabilitação Integrada

Aprenda 3 Exercícios de Respiração para você Controlar a Ansiedade!

Anda muito ansioso ultimamente? Selecionamos alguns exercícios de respiração para controlar a ansiedade e poder descansar e dormir melhor. Confira!

Aprenda a fazer exercícios de respiração para controlar a ansiedade!

O Brasil é considerado o país mais ansioso da América Latina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população sofrem com este problema.

No cotidiano das pessoas, são cada vez mais presentes o excesso de afazeres e preocupações. As pressões e cobranças exigidas pelo convívio social, fazem o indivíduo acreditar que é obrigado a fazer cada vez mais, melhor e a qualquer custo. É neste momento que a ansiedade se instala. A sensação é a de estar sempre em busca de algo que não se sabe bem o que é e a incerteza de qual caminho seguir.

O sentimento de insegurança constante e a insatisfação por não se obter os resultados esperados, faz a busca incessante persistir sem uma reflexão daquilo que realmente a pessoa precisa e deseja. Forma-se um ciclo vicioso. Torna-se difícil lidar com as preocupações, com aquilo que paralisa e esses pensamentos podem se tornar os maiores inimigos para o indivíduo. Em todas as áreas da vida, a ansiedade pode ser prejudicial.

Os sintomas não são somente psicológicos, mas também físicos, prejudicando por exemplo, a qualidade do sono, dificultando consequentemente a memória, a concentração e aumentando o cansaço físico e a irritabilidade. Há um impacto na produtividade do trabalhador, uma diminuição do rendimento do estudante e gera dificuldade nas relações pessoais.

Compreender que existe um problema e não resistir a encontrar soluções são o início do tratamento da ansiedade. Fugir dos problemas, negar ou resistir somente irá agravar os sintomas que estão associados à ansiedade, gerando mais inquietação e nervosismo. A ansiedade é um estado emocional que faz parte das reações do ser humano e deve-se compreendê-la, sem deixar que ela assuma o controle a ponto de se perder a autonomia.

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Exercícios de respiração para controlar a ansiedade

Algumas técnicas de respiração podem auxiliar para que o equilíbrio dos sintomas sejam restabelecidos. A atenção à respiração permite que o indivíduo comece a focar no momento presente, possibilitando uma melhora no controle das emoções e  com as preocupações excessivas. Uma respiração rápida demais provoca várias alterações no organismo gerando muito desconforto.

Respirar bem e conscientemente acalma e alivia a ansiedade. Parece pouco mas faz muito bem, oxigena o cérebro e faz o indivíduo saber exatamente onde está, trazendo um estado de tranquilidade.

Escolha uma ou mais destas técnicas, pratique com persistência e sinta seus benefícios. Lembre-se que a técnica de respiração é apenas uma das ferramentas no auxílio do tratamento da ansiedade. O apoio psicológico é importante e fundamental.

1 – Coloque uma mão no abdômen e outra no peito para poder sentir melhor como o ar está entrando no seu corpo.

As costas devem estar retas.

Respire profundamente pelo nariz, levando o ar até o diafragma (abdômen), não até o peito. Sinta o abdômen inflar.

Expire pela boca.

Faça entre 6 ou 10 respirações lentas por minuto.

2 – Comece inspirando 4 vezes e expire 4 vezes, tudo pelo nariz. Preste bastante atenção no ar entrando e saído. Concentre-se.

A medida que se sentir preparado, inspire 8 vezes e expire mais 8.

Pode ser feita em qualquer horário, mas é mais eficaz antes de dormir.

 

3 – Sente-se confortavelmente. Deixe a cabeça em linha reta. Feche os olhos

Inspire profundamente para começar. Expire soltando todo o ar pelo nariz.

Imagine cenas positivas e tranquilas substituindo os pensamentos negativos.

Continue inspirando e expirando um pouco mais profundo, não muito, do que o habitual.

Você pode utilizar uma música de fundo, bem suave enquanto faz a respiração e imagina as cenas.

Quando a música terminar abra os olhos lentamente e mexa-se lentamente também.

Pode fazer esta prática logo que acordar.

 

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Gisele Gasparetto Lupi

Written by

Psicóloga com Especialização em Doenças Psicossomáticas e acompanhamento psicológico de cirurgia bariátrica. CRP: 33799/6

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