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Blog da Clínica Vitalità

Clínica de Reabilitação Integrada

8 Benefícios dos Exercícios Físicos Para o Corpo

Você sabia que um dos benefícios dos exercícios físicos para o corpo é melhor quadros de depressão? Saiba mais sobre o assunto no nosso artigo!

Para uma boa saúde física e mental, o lazer constitui em importante ferramenta de saúde, contrapondo as rotinas estressantes diárias com família ou mesmo o trabalho, desta forma a atividade física constitui em importante opção de distração e forma de restabelecer a saúde dos efeitos prejudiciais das rotinas estressantes do dia a dia.

A adoção de estilo de vida com pouca ou nenhuma atividade física, está relacionada a diversos fatores maléficos a saúde, como desenvolvimento ou agravamento de doenças relacionadas ao coração, como as coronarianas, as metabólicas, em especial a diabetes, as dores, em destaque as de joelhos, ombros e coluna, ou mesmo as da mente, como ansiedade ou depressão. Continue a leitura e veja quais são os principais benefícios dos exercícios físicos:

Benefícios dos exercícios físicos para o corpo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a atividade física tem como principais benefícios:

  1. Reduzir o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares,
  2. Reduzir o estresse e ansiedade,
  3. Ajudar no controle do peso corporal,
  4. Reduzir a hipertensão arterial, mantendo a saúde e o bom funcionamento do sistema musculoesquelético,
  5. Melhorar a mobilidade articular e tensões musculares,
  6. Reduzir o consumo de medicamentos,
  7. Promover o bem-estar biopsicossocial,
  8. Reduzir os sintomas (e quadros) de depressão

 

A corrida e seus benefícios

A corrida por exemplo, é uma das atividades físicas mais completas em benefícios para a saúde, além tornar-se um estilo de vida ao longo do tempo. Os especialistas asseguram que este estilo de vida serve para melhorar o condicionamento aeróbico e aumentar a atividade das enzimas e hormônios que estimulam os músculos e o coração, além de melhorar o estresse, depressão e ansiedade.

Dentre os benefícios da Corrida, está a melhora do quadro de Depressão.

A OPAS (Organização Pan Americana de Saúde) explica que a depressão é um estado de adoecimento psíquico que leva a uma alteração do estado de humor do diagnosticado, seus familiares e pessoas próximas, apresentando dificuldades nos aspectos sociais, ocupacionais e comportamentais, que pode se manifestar em episódios depressivos sejam eles isolados ou recorrentes.

Alterações da depressão:

  • Dificuldade na circulação de neurotransmissores do prazer: dopamina, serotonina e noradrenalina;
  • Alterações hormonais bruscas;
  • Redução do humor;
  • Diminuição do prazer;
  • Insônia ou Hipersonia;
  • Redução ou aumento do apetite excessivos;
  • Alteração de peso;
  • Diminuição da concentração;
  • Fadiga excessiva;
  • Sensação de insegurança e culpa

 

Leia também: Saiba quais são os Sintomas da Depressão e como diagnosticar

 

Corrida X Depressão:

  • Dentre os benefícios psicológicos pode-se citar o aumento do foco, da atenção e da concentração – o que permite melhor raciocínio em situações de tomada de decisão;
  • Melhora a aceitação da imagem e eleva a autoestima;
  • Promove uma melhora nas relações interpessoais;
  • Reduz os níveis de estresse e ansiedade, mas a prática física da corrida não substitui acompanhamento profissional, mas permite a melhora dos sintomas físicos e emocionais da depressão e é grande aliada para o tratamento da depressão;
  • A corrida trabalha questões hormonais promovendo um aumento na produção de SEROTONINA, DOPAMINA e NORADRENALINA durante e após a prática física;
  • Estimula a produção de novos neurônios e estes melhoram a memória, concentração, foco e decisões. Um estudo feito em 2010, mostrou que este fenômeno acontece após uma atividade física aeróbia, sendo aquela sensação de renovação mental que sentimos após a atividade. Isso acontece, pois a corrida ou qualquer outra atividade aeróbia.

 

Leia também: Aprenda 3 Exercícios de Respiração para Controlar a Ansiedade

 

Lembrando que o diagnóstico correto de depressão é realizado apenas por um médico psiquiatra ou psicólogo.

E as atividades físicas devem ser praticadas inicialmente de maneira leve e progressiva, com roupas e calçados adequados e confortáveis, se houver  dores, não devem ser ignoradas e qualquer dor que persista ou piore à medida que desempenha suas atividades diárias, são sinais de que pode precisar de um profissional especialista.

Portanto, abandonar a inatividade, com adoção de estilo de vida ativo, é um importante passo para melhorar a própria saúde e as relações sociais, tendo em vista que uma pessoa feliz, vive retroalimentando o seu estado de ânimo, para alcançar metas, fazendo com empatia o próprio estilo de vida.

 

Referências :

Diretrizes de Reabilitação Cardíaca – Arq. Bras. Cardiol. Vol.84 no.5 São Paulo May 2005  

Portal Organização Mundial de Saúde – http://portalms.saude.gov.br/component/tags/tag/oms                  

Revista Psiquiatria Clínica – Rev  Psiq Clin.  2009;36(4):145-52

OPAS Brasil – Organização Pan Americana de Saúde https://www.paho.org/bra/

 

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Natalia Barjud Moreira

Written by

Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Ortopédica com ênfase em membros superiores e inferiores (ombros e joelhos). Crefito 3/191445-F

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