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Blog da Clínica Vitalità

Clínica de Reabilitação Integrada

Compressa quente ou fria? Tire todas as suas dúvidas!

Você sabe a diferença entre compressa quente ou fria e qual o momento certo para usar cada uma delas? Confira no artigo as nossas dicas!

Muitas pessoas se perguntam quando devem usar compressa quente e quando devem usar compressa fria, quais benefícios de cada uma e pra que serve, certo?

Se você também se pergunta ou já se perguntou isso, hoje nós vamos ajudar você com as suas dúvidas explicando quando devemos usar cada uma delas e os benefícios que elas promovem ao nosso corpo.

O uso de compressa quente e fria é uma prática diária muito comum de aplicação em situações de lesões mais simples e corriqueiras.

Eles auxiliam na recuperação e em futuras complicações que as lesões podem estabelecer. A dúvida que paira sempre é quando devo usar a compressa quente e quando devo usar a compressa fria.

Leia também: O que é luxação? Conheça os sintomas e como tratar!

Compressa Fria ou Gelo

A compressa fria é indicada em lesões que chamamos de agudas como por exemplo: entorse de tornozelo ou joelho, quedas, pancadas no momento em que elas aconteceram ou em até 48 horas após o ocorrido.

E por que usar a compressa fria ou gelo?

Geralmente essas lesões podem causar o rompimento de pequenos vasos sanguíneos que faz com que a circulação sanguínea local aumente gerando a vermelhidão local seguido do famoso roxo (hematoma), o acúmulo de linfa também ocorre devido ao aumento da circulação e acaba levando a formação de edema local; a compressa fria causa uma vasoconstrição o que leva a um espasmo nos vasos e faz com que eles se fechem e por consequência diminui o fluxo sanguíneo local ajudando a desinchar e promovendo analgesia que é um alívio da dor local por causa do relaxamento e queda da tensão muscular proveniente do mecanismo de lesão.

A compressa fria também traz benefícios não só na lesão aguda mas também exerce um papel muito importante na prevenção de lesões tardias, essa prática é muito comum em atletas, como por exemplo, os jogadores de futebol que ao final das partidas entram em banheiras com água e gelo para aliviar a tensão muscular causada pela atividade esportiva e prevenindo uma futura lesão que possa vir a ocorrer após a partida.

O tempo de aplicação da compressa fria ou gelo é em média de 15 a 20 minutos de 3 a 4 vezes ao dia no local da lesão tomando sempre o cuidado de envolver a bolsa de gelo ou saco com gelo em um pano, lençol ou fronha para evitar contato direto com a pele porque o gelo pode provocar queimaduras.

Compressas quentes

São usadas em dores musculares (lombalgias, cervicalgias), torcicolos, cólicas menstruais, dores de dente e  inflamações que tem processo infeccioso presente e geram pus (furúnculo, terçol) e para diminuir edemas ou hematomas após 48 horas da lesão , ela promove um relaxamento da musculatura e aumento da atividade metabólica local, diminuição do processo inflamatório e consequentemente um alívio da dor, tudo isso devido a um processo chamado de vasodilatação que acontece quando os vasos sanguíneos se dilatam aumentando o fluxo sanguíneo para o local levando mais oxigênio e nutrientes para a área lesionada promovendo uma melhora do quadro.

Sua aplicação também requer cuidados importantes, por isso, atente para sempre envolver a bolsa de água quente em um pano, lençol ou fronha para evitar contato direto com a pele que pode levar a uma queimadura séria. Sua aplicação varia de 15 a 20 minutos de 3 a 4 vezes no dia no local da lesão.

Vale lembrar que caso as compressas não amenizem o quadro apresentado é recomendado a procura de auxílio médico para uma investigação mais detalhada da causa da dor em questão e melhor avaliação para assim realizar um tratamento mais correto e adequado.

Como observamos, as compressas tanto fria (gelo) quanto quentes promovem benefícios à saúde, porém ambas precisam ser utilizadas com bastante cautela e seguindo as orientações de forma correta, pois podem causar lesões graves na pele, e o que seria para promover um benefício acaba se tornando um novo problema.

 

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Elisangela Gomes da Silva

Written by

Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Esportiva e Acupuntura. CREFITO: 3/182573-F

Comments 2

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1 junho 2019 Responder

Excelente matéria, muito esclarecedora e útil! Obrigado pela aula.

Clínica Vitalità
3 junho 2019 Responder

Olá Otávio!! Que bom que a matéria foi útil pra você!! Esse é o objetivo: esclarecer e informar! Continue seguindo o blog, toda quinta-feira postamos matérias que podem auxiliar de alguma maneira 😉

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