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Blog da Clínica Vitalità

Clínica de Reabilitação Integrada

Florais para Dormir

insonia

Insônia é a dificuldade de iniciar o sono, incapacidade de dormir ou acordar durante a noite com dificuldade para voltar a dormir.

O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra, porém, o ideal é dormir de 7 a 8 horas para acordar bem disposto. Pesquisas recentes sugerem que aqueles que dormem de quatro a cinco horas por noite, na verdade necessitam dormir mais. 

A insônia pode ser tratada com medicamentos que devem ser prescritos pelo médico, ou podemos também utilizar os florais para ajudar nesse processo do sono.

A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas, por exemplo a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse.  A ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental afetando o cotidiano. Por isso é muito importante descobrir o que está a causando, sendo muitas vezes necessário a visita a um médico especialista para então descobrir o motivo da dificuldade para dormir.

Para auxiliar procure relaxar antes de ir para a cama, estabeleça horário de dormir, use técnicas de relaxamento, tente visualizar uma cena ou uma paisagem que lhe traga bem estar, experimente ingerir chás à base de ervas como camomila, erva cidreira, maracujá, erva-doce, etc.

A dificuldade respiratória durante o sono é uma causa frequente de um sono de má qualidade, é uma situação que causa pequenas pausas respiratórias conhecida como Apnéia, a qual provoca curtos despertares. Doenças que causam dores, principalmente durante à noite, outras doenças físicas como distúrbios hormonais, hiper e hipotireoidismo, algumas doenças psiquiátricas e neurológicas, como ansiedade, depressão, Parkinson, Alzheimer dentre outras, também podem provocar insônia.

Hoje inúmeras pessoas sofrem de insônia, ou seja, não conseguem dormir e relaxar a mente e muitas optam por tomar medicamentos, os quais comumente trazem dependência química e o seu uso prolongado podem comprometer o organismo.

Dessa forma, se pudermos utilizar outros recursos para ter um sono calmo, tranquilo, revigorante, seria maravilhoso. Os florais podem auxiliar nessa questão e se você possuir indicação e desejar continuar com seus medicamentos habituais, eles podem ser utilizados em conjunto, sem nenhuma contra-indicação. Com certeza com o uso dos florais, você começará a perceber mudanças que causarão um bem estar como ter um sono reparador, dormir melhor e acordar com disposição. Em algumas situações nos casos de uso de fármacos será possível diminuir a dosagem do medicamento e até mesmo retirá-lo.

Abaixo relacionei algumas essências florais de vários sistemas que podem auxiliar quem sofre com a insônia:

Aspen (Bach) – medo do escuro, do desconhecido, pesadelos

Aquamarine (essência mineral Alaska) – ajuda a pessoa estar sereno, com calma e tranquilidade

Black-Eyed Susan (California) – insônia devido aos pensamentos perturbadores

Calling All Angels (Angelica,Chalice Well,Chiming Bells e Kunzite ;Alaska) -cria um espaço protegido quando você vai dormir , e  permite ter bons sonhos

Chamomile (California) – pessoas que tem dificuldade em relaxar na hora de dormir

Chaparral (California) – quando a pessoa tem muitos pesadelos e não conseguem dormir

Dandelion (California e Alaska) – aliviar estresse emocional armazenado nos tecidos musculares

Dill (California) – insônia de sobrecarga nervosa ou sensorial

Impatiens (Bach) – quando você está impaciente, agitado, tensão e ansiedade

Five-Flower ou Rescue (Bach) – essa essência ajuda como emergência em qualquer situação da insônia

Lavender (California) – pessoas que não conseguem ficar com a mente calma e tranquila para dormir.

Red Chestnut (Bach) – insônia devido a uma excessiva preocupação e ansiedade pelos outros

Rock Rose (Bach) – síndrome do pânico

Scleranthus (Bach) – quando você dorme e acorda diversas vezes durante a noite

Walnut (Bach) – se você tem sono leve, esse floral irá auxiliar os que sofrem com a influência externas, como barulhos e dificuldade em retomar o sono

Willow (Bach) – pessoas que remoem sentimentos, sofre com muita tensão

White Chestnut (Bach) – insônia causada por pensamentos repetitivos, e a pessoa não consegue aquietar a mente

VEJA TAMBÉM: “O que são Florais e Para que servem?”

Existem várias outras essências que podemos selecionar para o paciente, para poder aliviar a insônia.  Por isso, sempre é interessante termos algum terapeuta floral de confiança para fazer a indicação terapêutica correta, pois a insônia, pode estar correlacionada com outros assuntos pessoais que precisam ser abordados.  Assim, podemos dizer que os florais serão um grande aliado para proporcionar uma melhor qualidade de vida incluindo à de seu sono.

Célia Yokoyama – Terapeuta Floral

CTVVS 1102-2018

 

Agende uma Avaliação com a Terapeuta Floral Célia Yokoyama – Terapeuta Floral dos sistemas florais: Califórnia , Bach, Alaska, Austrália e Pacífico.
É voluntária no Ambulatório da Terapia Floral da Associação Verde Vida Saúde da Unifesp.
“O objetivo da terapia floral é ajudar você no equilíbrio das emoções.”
Não tem contra indicação.

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Fonte:   Repertório das Essências Florais (Patricia Kaminski e Richard Katz)
               A Essência da cura um Guia das Essências do Alasca (Steve Johnson)
               Apostila do Curso Aprenda a Usar Florais de Bach (Healing, Blossom)
               www.sono.org.br
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Clínica Vitalità

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Comments 1

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18 setembro 2019 Responder

Parabéns !
Adorei a matéria …
Em tempos tão desgastantes, stress , a qualidade do sono muitas vezes não é
satisfatória !
Vale a pena colocar estas dicas em prática !

Abraços,

Bernadete

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