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Clínica de Reabilitação Integrada

Tendinite: 5 exercícios para você fazer em casa e cortar o mal pela raiz!!

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A tendinite tem se tornado um problema bastante comum, principalmente quando passamos muito tempo no computador, whatsapp, snapchat, em jogos no celular, postura errada, excesso de atividades físicas, entre outros…

Mesmo que muitos ainda não apresentem problemas de tendinite, recomendamos que façam exercícios localizados diariamente para fortalecer as diferentes regiões e assim evitar a possível aparição de complicações.

Só quem já teve essa lesão sabe a dor chata que é. A tendinite nada mais é do que uma inflamação do tendão, que é uma estrutura fibrosa que une o nosso músculo aos ossos. Normalmente ocorre quando há sobrecarga nesses tendões, seja por um movimento repetitivo, má postura ou até excesso de exercícios físicos.

Essa inflamação pode vir junto de inchaço e ocorrer em qualquer parte de corpo. A tendinite é mais comum no punho, tornozelo, ombro, cotovelo e joelho.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: dor, vermelhidão e até quentura no local. Essa dor pode irradiar para os músculos que estão perto, o que causa mais desconforto ainda. 

Em muitos casos os movimentos ficam limitados, podendo até causar perda da força. No entanto, a recomendação é de sempre procurar um médico para fazer exames e ter a confirmação de que, realmente, é tendinite.

Alguns dos sintomas mais frequentes incluem:

– Rigidez;

– Inflamação;

– Perda de força;

– Dores;

– Sensibilidade da região afetada, quase sempre próxima a uma articulação.

 

Para aliviar a dor ou afastar os riscos dessa inflamação, vale a pena realizar alguns exercícios diariamente.

Por esses motivos, vamos dar algumas dicas de exercícios para você cortar esse mal pela raiz. Vamos lá?

1 – Alongamento das mãos

Alongar as mãos algumas vezes ao dia pode ajudar a aliviar a tensão dos músculos das mãos. Você pode puxar os dedos, a palma das mãos, e até mesmo elevando os braços para frente e para trás. Esses exercícios podem parecer bobos mas podem ajudar a prevenir maiores problemas! Uma dica é fazer alongamentos antes e depois do trabalho, repetindo o alongamento 3x ao dia!

 

2 – Alongamento de punho

Una as mãos na parte de trás do seu corpo com a palma da mão voltada para trás. Assim, você alonga os músculos extensores dos punhos de maneira bastante eficiente. Vamos tentar?

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3 – Exercício com bola

Ao longo do dia tenha sempre com você alguma bola massageadora, aquelas que usamos para apertar e exercitar o músculo das mãos. Repita o processo de 3 a 5 vezes ao dia. Assim, você acaba fortalecendo a musculatura e prevenindo futuros danos.

 

4 – Exercício com apoio

No chão, apoie os joelhos e as mãos voltadas para trás. Até o seu limite e sem forçar a musculatura. Depois, leve o tronco para trás sem movimentar os apoios. Assim, você trabalha melhor a região dos antebraços e punhos, evitando o surgimento daquelas dores chatas ao longo do dia!

 

5 – Alongamento superior

Quando passamos muito tempo digitando, nosso ombro fica sobrecarregado e tenso. Por esse motivo, é importante alongá-lo. Esse alongamento é um dos mais simples e deve ser realizado sempre que possível.

Fique de pé e vire a palma das mãos para o alto, cruzando os dedos acima da sua cabeça. Agora, estenda os braços até o limite sem forçar. Assim, você manda a tensão para longe e afasta a tendinite!

 

Para favorecer o bom funcionamento das articulações, recomenda-se manter uma rotina diária saudável como:

– Se exercitar durante pelo menos meia hora por dia;

– Realizar alongamentos que fortaleçam os músculos;

– Não apoiar o telefono nos ombros;

No trabalho, tente levantar de tempos em tempos para se alongar um pouco e se movimentar.

 

Procure cadeiras que têm apoios de braço e encosto com apoio correto para o tronco;

 

– Realizar exercícios físicos regularmente ajuda a manter o corpo resistente e forte para suportar as posições de trabalho mais prejudiciais ao corpo e evitar lesões sérias que possam comprometer a qualidade no trabalho e a sua saúde.

 

Já o tratamento da tendinite é feito com fisioterapia. Repouso do local afetado, aplicação de gelo e acupuntura podem ajudar. Além disso, caso a tendinite não seja tratada corretamente, pode virar caso de cirurgia.

Viu só?! Os exercícios para combater a temida tendinite são simples e fáceis, por isso faça todos os dias para evitar inflamações, ok? 

 

Veja também 3 Exercícios de Respiração para você Controlar a Ansiedade!”

 

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Luiz Gustavo Zanelato Pantaleão

Written by

Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Ortopédica, Quiropraxista e Acupunturista; faz parte da equipe do Grupo de Dor da Faculdade de Medicina da USP. CREFITO: 3/ 21.310-F

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